O que eu posso fazer para ajudar e facilitar a vida de uma pessoa cega no meu dia a dia e no meu negócio?


Muita coisa ainda pode ser feita para oferecer o mínimo de respeito que as pessoas com deficiência necessitam. E você pode pensar, diariamente, o que pode oferecer em seu dia a dia ou transformar em seu negócio para tornar o relacionamento e a vivência inclusivas e acessíveis.

Para conseguir entender esse universo e realmente oferecer soluções importantes, é preciso praticar a empatia. Se coloque no lugar de uma pessoa cega. Feche seus olhos e tente exercer ações básicas do seu dia a dia, como tomar banho, comer, andar na rua. É claro que nem vai se comparar ao dia a dia de uma pessoa cega, mas permitirá que você comece a ter uma noção do que é enxergar além do olhar.

Veja algumas dicas: 



1. Be my Eyes



Be my Eyes é um aplicativo de celular que permite que você empreste sua visão por alguns segundos. Ele conecta, de forma muito simples, as pessoas cegas com os voluntários. 

Por meio da fala e da imagem, você pode ajudar uma pessoa deficiente visual em coisas simples do dia a dia para aqueles que enxergam e, por enquanto, ainda inacessíveis para os cegos, como: ler o prazo de validade de algum produto, ajudar em uma compra de supermercado, verificar o tamanho ou cor de uma peça de roupa.

Ao fazer seu cadastro você escolhe se é um voluntário ou uma pessoa com deficiência visual. No segundo caso, o aplicativo oferece toda a tecnologia necessária para sua utilização.

Ou seja, hoje mesmo você pode ajudar uma pessoa cega de qualquer lugar que você estiver!

Até o momento, já são mais de 31 mil pessoas com deficiência visual cadastradas e mais de 185 mil ajudas.

Baixe aqui o aplicativo e compartilhe essa dica com os seus amigos e familiares. <3


Pra vocês terem ideia de como irão ajudar: uma amiga minha ajudou semana passada um deficiente que precisava saber qual dos dois colírios que estavam no banheiro ele tinha que usar. Como as embalagens estavam sem braille, ele não tinha como saber. Coisas simples pra gente e que fazem muita diferença pro próximo. :)
 
Ainda não tem a versão Android, apenas IOS. Mas deixem seu nome nessa página, para eles desenvolverem a versão o quanto antes!